4 fatos sobre anjos descritos na Bíblia

Por meio da novela “Jesus”, exibida pela Record TV – às 20h45, de segunda a sexta -, é possível compreender que a missão principal do anjo Gabriel foi anunciar a vinda do Senhor Jesus para esse mundo e protegê-Lo enquanto ainda era um recém-nascido.

Os anjos são mensageiros de Deus e possuem a missão de servi-Lo continuamente. Pelo que a Bíblia esclarece, existe uma multidão de anjos. Eles se organizam em hierarquias e são obedientes aos desejos do Senhor.

Confira abaixo 4 fatos sobre eles contidos na Bíblia:

1) A Bíblia cita a classificação de 4 tipos de anjos. São eles:

  • Serafins: Eles são responsáveis pela adoração a Deus e mantêm a santidade ao culto.

“Serafins estavam por cima dEle; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os Seus pés e com duas voava.” Isaías 6.2

  • Querubins: Eles ficam embaixo de Deus, guardando o trono do Altíssimo.

“e orou perante o SENHOR, dizendo: Ó SENHOR, Deus de Israel, que estás entronizado acima dos querubins, Tu somente és o Deus de todos os reinos da terra; Tu fizeste os céus e a terra.” 2 Reis 19.15

  • Arcanjos: Eles são protetores e ajudantes do povo de Deus. Eles também travam grandes batalhas com os espíritos malignos.

“Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!” Judas 1.9

  • Simplesmente Anjos: Em diversas passagens bíblicas é possível encontrar citações sobre anjos. Eles são numerosos e terão um papel importante na vinda de Cristo.

“… Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela.” Gênesis 28.12

2) Anjos da guarda

Na cultura popular, algumas religiões difundiram que existe um “anjo da guarda” para cada um de nós. Porém, o Salmo 91, no versículo 11, diz: “Porque aos Seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos.”

Isso significa que não há um anjo da guarda específico para cada pessoa na Terra. Deus, porém, usa os Seus anjos para guardar e proteger os Seus escolhidos.

3) Anjos não possuem sexualidade

Eles são espírito, não são constituídos de corpo físico, por isso não possuem sexualidade. “Porque, na ressurreição, nem casam, nem se dão em casamento; são, porém, como os anjos no céu.” Mateus 22.30

4) Anjos não podem ser adorados ou invocados

A Bíblia também orienta que os anjos não podem assumir o lugar de Deus, eles são servos e mensageiros do Altíssimo. O discípulo João ressaltou isso com uma experiência espiritual.

“Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo. Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.” Apocalipse 22.8,9

Você achou interessante esses 4 fatos sobre anjos? Então, deixe o seu comentário.

É possível conferir mais aprendizados no livro “Estudos Bíblicos”, de autoria do bispo Edir Macedo.

Fonte: Universal