Caminhada contra a violência

Só em 2021, a APAV apoiou cerca de 1.600 idosos vítimas de crime

À medida que a população vai envelhecendo cada vez mais, também vão aumentando os casos de abandono, negligência, abusos e maus-tratos contra idosos. De acordo com dados da APAV referentes a 2021, quatro séniores são agredidos diariamente, pertencendo a maioria das vítimas ao sexo feminino, com idades entre os 70 e os 74 anos. Por seu lado, em 29% dos casos o agressor foi o próprio filho.

Na maioria das vezes, as vítimas calam-se por vergonha e quem as rodeia, normalmente, não se quer envolver. Daí a importância das organizações não governamentais e das entidades sem fins lucrativos, como a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). Também os grupos dedicados aos séniores são igualmente importantes, como, por exemplo, o grupo Calebe da Universal, que, no sábado, dia 17 de junho, realizou uma caminhada, com o intuito de alertar para os atos de violência física, verbal, monetária e outros crimes cometidos contra os séniores. Abordando quem passava, os membros do grupo Calebe da Central do Templo Maior alertaram para esta problemática que afeta cada vez mais seniores em Portugal.

Fonte: Folha de Portugal