A história da IURD em Portugal

A Igreja Universal do Reino de Deus tem por objeto a realização de cultos religiosos, nomeadamente a pregação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, a doutrinação de todos os seus membros tendo por base única e exclusivamente as Sagradas Escrituras e o ensinamento das doutrinas cristãs de acordo com a Bíblia, a Palavra de Deus, bem como a realização de obras de ação social visando a proteção dos mais desfavorecidos, designadamente, a assistência à família, crianças necessitadas, abandonadas e órfãs, a idosos, viúvas, presos, doentes, a recuperação de delinquentes e toxicodependentes, o apoio a lares de crianças ou idosos, podendo ainda contribuir para a reconstrução de locais de culto, auxilio a calamidades e em geral tudo o necessário a apoiar terceiros que estejam desprotegidos, em território nacional ou no estrangeiro.

A 9 de Março de 2021, a ministra da justiça Francisca Van Dunem, considerando o parecer favorável da Comissão da Liberdade Religiosa nº. 4/2021, aprovado, por unanimidade, na sua sessão plenária de 23 de Fevereiro de 2021, Atestou a Radicação em Portugal da Igreja Universal do Reino de Deus, nos termos do disposto no nº. 1 do artigo 37º. Da Lei nº. 16/2001, de 22 de junho, Lei da Liberdade Religiosa.

Em Portugal, tudo começou no dia 17 de dezembro de 1989, na Estrada da Luz. Num pequeno espaço, pouco a pouco, as pessoas foram surgindo, umas por curiosidade e outras fruto do trabalho de Evangelização dos Pastores.

Rapidamente, o espaço tornou-se pequeno demais, desde então, foi necessário abrir outras casas de oração para que todos tivessem a possibilidade de ouvir a Palavra de Deus. Ao longo destes anos, temos testemunhado várias mudanças na vida de muitos, sonhos têm-se tornado realidade, isto porque os fiéis têm usado a sua fé num Deus Vivo.

Para ajudar no desenvolvimento do trabalho, foram levantados Pastores para pregar o Evangelho, acompanhados das suas respectivas esposas. Todos os dias, Pastores e Bispos têm travado uma luta árdua, por todos aqueles que precisam de ajuda e orientação, pois assim diz a Palavra de Deus “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura” (Marcos 16.15). Por outro lado, contamos com os obreiros que recebem, atendem as pessoas e, através da Evangelização, levam uma palavra de conforto a todos os que sofrem.

Cuidando do futuro da Obra de Deus

Podemos verificar que, ao longo destes 20 anos, a IURD não se preocupou apenas em ter muitos fiéis, ela procura trabalhar de um modo diferente com cada grupo.

Ao dirigirem-se à Igreja, as crianças, acompanhadas dos seus pais, assistiam às reuniões, mas, devido à sua idade, elas não entendiam a mensagem passada pelo Pastor. E foi pensando nelas, que foi aberto um local, especialmente a si dedicado, no qual podem brincar e aprender a Palavra de Deus. Por vivermos numa sociedade em que, muitas vezes, os jovens são autores de atos que desiludem as suas famílias, foi criada a Força Jovem, na qual os jovens recebem uma mensagem de motivação para que possam acreditar na realização dos seus sonhos, levando-os a participar em atividades sociais, culturais e desportivas.

A fé que move montanhas
A Igreja Universal procura organizar diversas concentrações de fé. Concentrações estas que permitem avivar a fé das pessoas. De um coreto, outrora no Brasil, hoje os encontros são realizados em estádios e pavilhões. O grande número de pessoas no local demonstra que a fé não tem limites, pois a sinceridade das orações, aliada a uma fé determinada no Deus Vivo, têm abençoado a vida deste povo.

A tecnologia ao serviço da Palavra de Deus
Acompanhando todos os avanços da tecnologia, apesar dos obstáculos colocados, a IURD tem vindo a ganhar espaço, isto no que toca a televisão, rádio e imprensa escrita, com a Folha de Portugal. Sendo os meios de comunicação acessíveis a todos é de suma importância fazer uso deles para alcançar toda a população.

Gestos de solidariedade
O Centro de Ajuda sempre manifestou um grande interesse em desenvolver eventos de caráter social. Para tal, são distribuídas sacolas de alimento nos bairros mais necessitados, assim como organizados eventos para recolher alimentos, contando com participação do Coração Universal, associação responsável pelo trabalho da obra social.

Um trabalho recompensador
A Igreja Universal não se acomoda nem se contenta com os números alcançados, assim como não recua perante os obstáculos. Ela está sempre de portas abertas, de domingo a domingo, a fim de receber todas as pessoas que chegam em busca de solução para os seus problemas, pois, para cada caso existe sempre uma mensagem especial.

Desde então, inúmeras pessoas que têm enfrentado problemas, que aos seus olhos pareciam ser impossíveis, têm encontrado nos Centros de Ajuda um apoio permanente. A IURD tem sempre como objetivo levar a salvação a todos, através do Senhor Jesus Cristo. Atualmente, podemos contemplar a expansão da obra em Portugal, pois hoje podemos encontrar igrejas espalhadas de Norte a Sul do país.