“A pessoa ideal vem de Deus ou nós a procuramos?”

Muitas pessoas dentro das igrejas têm a ideia de que a frase “esperar em Deus” representa se acomodar. Elas pensam que Deus vai escolher com quem elas vão namorar ou se casar e que não precisarão fazer nada. A aluna Sueli questionou os professores do A Escola do Amor Responde, Renato e Cristiane Cardoso, sobre o esse assunto e eles aproveitaram para desfazer esse mito. Confira a seguir.

Sueli – A pessoa ideal para se casar comigo vem de Deus ou eu devo procurá-la? Ela é mandada por Deus ou eu me esforço, procuro e pesquiso se ela é a pessoa certa para mim?

Renato – Excelente pergunta, Sueli. Vamos desbancar esse mito. Hoje existe essa crença tanto fora quanto dentro das igrejas. As ideias de que na hora que tiver que “aparecer” alguém, ele vai aparecer ou que na hora que Deus achar que é bom, Ele vai enviar uma pessoa.

Cristiane – Já as pessoas que estão fora da igreja não usam a palavra Deus nem colocam essa responsabilidade nEle, mas no destino. Pensam que é o destino que vai levás-la até a pessoa com quem devem se casar.

Renato – No meio evangélico muitos até seguem profecias para solucionar a vida a dois. Estão casados porque, em uma determinada igreja, um profeta ou uma profetiza falou para eles que Deus estava dizendo que tinham que se casar com a fulana ou com fulano, pois aquela pessoa deveria ser o seu par. Mesmo sem gostar do parceiro, ainda que sua inteligência mostrasse que não ia dar certo, que eles não tinham muito a ver, mas por obediência, por fé naquela profecia, a pessoa se casou.
Hoje, muitas dessas pessoas – já cuidamos de vários casos assim – estão comendo a migalha do pão que o diabo amassou, infelizmente. Acham que Deus que se envolve na escolha delas e não é nada disso. Se você analisar a Bíblia, verá que Deus não escolhia marido nem esposa para ninguém. A primeira e única vez que Deus fez isso foi lá no Jardim do Éden, quando não havia mulher (risos). Ele teve de criar uma mulher para ser a companheira de Adão e depois disso Ele não escolheu mais ninguém
para ninguém.

Cristiane – Deus nos deu tudo o que precisamos para fazer as escolhas corretas. Se você escolhe ir para a direita ou para a esquerda, terá as consequências correspondentes a cada um dos caminhos. Deus não faz as escolhas por nós. Ele nos deu a inteligência, o cérebro, para pensarmos. Essa ideia de destino ou de profecia é muito perigosa. Se você não conhece Deus, qualquer pessoa pode enganá-la. Alguém pode lhe dizer que você tem de fazer isso ou aquilo e você vai aceitar. O melhor que você pode fazer por si mesma e não errar, Sueli, é ler a Bíblia e tomar as decisões da sua vida. Ou seja, se você quer se casar, quer ser uma mulher realizada no amor, o que você tem que fazer quando conhecer um homem? Tem que saber mais informações a respeito dele: de onde ele vem, o que ele faz, como foram os outros relacionamentos que ele teve, etc. Você tem que pensar em tudo antes de tomar a decisão de namorar e se casar com ele. Por isso que nós sempre falamos do amor inteligente, de usar a razão, a cabeça, para não sofrer depois. Se não usar a cabeça, você vai sofrer.

Renato – Então, em resposta à sua pergunta, Sueli: sim, somos nós que procuramos o parceiro para nos casarmos e não Deus que procura para nós. Você pode sim, como é uma pessoa de fé, orar a Deus e pedir que Ele a ajude e a oriente em sua procura. Pode pedir isso a Ele e deve usar a sua fé para isso.
Deus, inclusive, vai alertar você, a exemplo do que aconteceu com a aluna que eu e a Cristiane atendemos recentemente. Ela tinha sido traída durante o namoro e as pessoas que a conheciam falavam para que ela que não se casasse com aquele rapaz, pois, se já tinha sido traída no período do namoro, no casamento não seria diferente. O que aconteceu? Ela não deu ouvidos, se casou com ele e depois de seis meses teve de se separar, depois que o flagrou na cama com outra mulher. Ela não pode questionar por que Deus tinha permitido isso porque Deus não permitiu nada. Foi ela que decidiu se casar com o rapaz, mesmo vendo sinais e com os alertas das amigas.
Deus orienta, dá inteligência, mostra os sinais, mas é a pessoa que tem que tomar a decisão. Se a pessoa quiser insistir e se casar com quem ela já sabe que não é adequado para ela, então o problema não é de Deus, Ele não se envolve em nossas decisões. Nós que temos que nos esforçar, procurar e achar a pessoa adequada. A Bíblia fala que feliz é aquele que acha uma esposa, ou seja, tem de existir uma busca, uma procura e uma avaliação se aquela pessoa é compatível e adequada para você. É um trabalho da cabeça e não do coração. Não se escolhe alguém para casar com o coração, ao contrário do que diz a crença popular, porque se você deixar o coração escolher, ele vai escolher errado.

Fonte: Universal