Açúcar ou adoçante? Nenhum dos dois

Açúcar refinado pode fazer muito mal para a saúde. Por isso, muitas pessoas substituem esse açúcar por adoçantes artificiais. Todavia, um estudo intitulado “Why zero-calorie sweeteners can still lead to diabetes, obesity” (“Por que adoçantes zero calorias ainda podem levar a diabetes e obesidade”, em tradução literal), realizado por pesquisadores da Universidade Marquette (Estados Unidos), demonstra que os adoçantes podem ser tão prejudiciais à saúde quanto o açúcar refinado.

“Nos nossos estudos tanto o açúcar quanto o adoçante artificial apresentaram efeitos negativos ligados à obesidade e diabetes, embora através de mecanismos muito diferentes um do outro”, explica o líder do estudo, professor e doutor, Brian Hoffmann.

De acordo com ele, a substância adoçante encontrada em produtos como refrigerantes zero calorias são capazes de mudar a forma como o organismo percebe os sabores e interagem com o corpo: “Nós também observamos que substituir esses açúcares por adoçantes artificiais levam a mudanças negativas no metabolismo de gordura e energia”.

Ou seja: embora atuem de maneira diferente, tanto o açúcar refinado quanto o adoçante são capazes de conduzir as pessoas tanto à obesidade quanto à diabete.

“Se você consome cronicamente essas substâncias o risco de trazer consequências negativas para sua saúde aumenta muito”, conclui o doutor Hoffmann.

Lembre-se: para realizar qualquer mudança em sua dieta procure um profissional nutricionista. Ele saberá lhe orientar sobre as melhores maneiras de manter um organismo saudável por meio da alimentação.

Fonte: Universal