“Fique atento aos Sinais”

Junho foi o mês dedicado à conscientização para a violência contra o idoso, relembrando a todos que é fundamental proteger quem tanto fez por nós

No ano passado, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) apoiou um total de 1.671 idosos vítimas de crime e de violência, ou seja, em média, quatro idosos por dia. Este aumento de 9,4% face a 2022 reflete o aumento dos pedidos de ajuda, que, por sua vez, reflete um maior conhecimento dos serviços prestados pela APAV e de um melhor encaminhamento por parte de instituições de apoio social e das forças de segurança pública.

CALEBE

O passado mês de junho reuniu os membros deste grupo da Universal, a fim de conscientizar a sociedade para necessidade de combater a violência contra o idoso. De norte a sul de Portugal, caminhadas na rua e em parques serviram para alertar todos sobre esta grave violação dos direitos humanos dos nossos seniores. Para além disso, no passado domingo, 30 de junho, em todo o país, ocorreu o evento “Fique Atento aos Sinais”, com palestras de advogados e psicólogos, que visavam alertar cada um de que a violência contra o idoso é crime e que todos nós temos a responsabilidade de a denunciar.

Fonte: Folha de Portugal