Milhares estão desabrigados na Guatemala após erupção de vulcão

A Guatemala, país da América Central de língua castelhana e com uma população estimada em mais de 16 milhões de pessoas, passa por umas das piores tragédias naturais que já enfrentou. No domingo último, dia 3 de junho, a costa sul do país foi atingida por lava, pedras e lama ferventes expelidas da erupção do Vulcão de Fogo.

Na região dos departamentos de Escuintla, Sacatepéquez e Chimaltenango, onde está situada a montanha, a lava e as cinzas soterraram comunidades inteiras. O céu ficou coberto por uma enorme nuvem escura. Muitos tentaram fugir às pressas. Entre os feridos há centenas de adultos e crianças com queimaduras, principalmente nos pés.

Depois da primeira erupção no domingo, ainda ocorrem novos deslocamentos de lava e fluxo piroclástico (mistura de gás quente com matéria vulcânica, cinzas e fragmentos de rocha, que podem atingir a velocidade de até 160 km por hora) nas redondezas do vulcão, o que leva à retirada urgente de socorristas, policiais e jornalistas dos locais de resgate.

Segundo as autoridades locais, a erupção afetou 1,7 milhão de pessoas. Até o momento, foram contabilizadas 75 mortes e ao menos 192 desaparecidos. A busca concentra-se nas aldeias de El Rodeo, La Reina, La Libertad e San Miguel Los Lotes. Cerca de 3 mil vítimas foram atendidas e retiradas de suas casas e 2.600 pessoas já estão alojadas em albergues.

O auxílio às vítimas

Milhares perderam tudo e estão em albergues onde necessitam de suprimentos. Diante disso, a Igreja Universal na Guatemala está organizando a arrecadação de doações de diversos tipos de materiais, por exemplo, água mineral, alimentos não perecíveis, remédios, papel higiênico, escova e pasta de dente, fraldas, lenços umedecidos, mantas, calçados e roupas em geral.

As doações estão sendo entregues em todas as Igrejas do país, inclusive na sede nacional que está localizada na capital, Cidade da Guatemala. Obreiros e voluntários dos grupos sociais da Igreja também ajudam na triagem e aguardam apenas a autorização dos órgãos oficias para realizarem a entrega das doações em segurança.

Os locais onde serão entregues as doações estão sendo utilizados como albergues para os desabrigados das regiões mais atingidas como é o caso de um centro escolar no município de Escuintla. Os pastores da capital e suas esposas acompanharão todo este trabalho de perto. O Bispo Jean Carturani, responsável pelo trabalho no país, acompanhado de sua esposa Bianca, realizará uma oração levando a Palavra, fé e conforto para as vítimas.

“A Universal traz em si um gigantesco espírito solidário, que é o mesmo Espírito do nosso Deus. Por essa razão, jamais estaremos inertes às necessidades alheias. Diante da tragédia ocorrida na Guatemala, desde domingo, estamos movimentando todas as igrejas do país para arrecadações de itens de primeira necessidade para os desabrigados. Os grupos de evangelização, os obreiros, os pastores e todos os membros estão mobilizados nessa missão. Os pastores de cada região estão fazendo o apelo em suas igrejas e estamos usando também as redes sociais para mover a todos e arrecadar as doações”, explicou o Bispo.

O Vulcão de Fogo

O Fogo é um vulcão ativo com 3.763 metros de altura e descoberto de vegetação a partir dos 1.300 metros de altura, onde só há lava solidificada. Segundo autoridades do Instituto de Sismologia da Guatemala, ele não se comportava com tamanha agressividade desde 1974. O vulcão já havia tido sua primeira erupção de 2018 no mês de janeiro, porém, sem vítimas.

Fonte: Universal