Deficientes auditivos realizam Tour no Templo de Salomão

Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, cerca de 10 milhões de pessoas têm deficiência auditiva.

Desses, 2.147.366 milhões apresenta deficiência auditiva severa, situação em que há uma perda entre 70 e 90 decibéis (dB). Do total de deficientes, cerca de um milhão são jovens até 19 anos.

Já os números da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) apontam que a deficiência auditiva no Brasil ocupa 1,1% da população entre todas as deficiências do País. Cerca de 0,9% dos brasileiros ficou surdo em decorrência de alguma doença ou acidente e 0,2% nasceu surdo. Do total de deficientes auditivos, 21% tem grau intenso ou muito intenso de limitações, que compromete atividades habituais.

Por isso, a Constituição Brasileira estabelece no capítulo7, artigo 17, que é dever do poder público eliminar toda e qualquer barreira que interfira na comunicação e no acesso à informação por parte dos deficientes sensoriais (5 sentidos).

E para cumprir a lei dos homens e, principalmente, as Leis de Deus – que determina pregar o Evangelho a toda criatura -, o grupo de evangelização da Universal (EVG) tem buscado tornar compreensível aos deficientes auditivos a mensagem da Palavra de Deus, inclusive, inserindo-os nos cultos da igreja, como também em outras atividades.

Dentre essas atividades está o Tour no Templo de Salomão, que foi realizado recentemente com 13 deficientes auditivos e seus familiares. Ali, por meio de uma intérprete, que é voluntária no grupo EVG, eles puderam compreender a história do povo de Israel desde o Egito até a Terra Prometida, os feitos de Deus, O qual sempre mostrou o Seu amor pelo povo.

Veja no vídeo abaixo como foi esse Tour:

A Palavra de Deus afirma no livro de Romanos, capítulo 10 e versículo 17. “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus”. Neste caso, essas pessoas foram alcançadas por Deus de uma forma diferente: por meio da linguagem de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

No Templo de Salomão, os deficientes auditivos podem assistir às reuniões com o auxílio de uma intérprete sempre aos domingos, às 6h e às 9h30, às segundas, às 18h30, quartas e sextas, às 20h, e às quintas-feiras, 15 horas.

Fonte: Universal.org