Os “Caifás” da modernidade

A novela Jesus mostrou um grande embate entre João Batista e o sumo sacerdote Caifás. Confira como foi esse momento no vídeo abaixo:

É possível compreender a crítica de João quando analisamos o contexto em que o Senhor Jesus cresceu. Naquela época, havia uma grande hipocrisia entre aqueles que se diziam “ser” de Deus.

Os fariseus, por exemplo, eram criticados até mesmo pelo próprio Senhor Jesus (Mateus 23.27,28), porque eles se apresentavam como “santos” para as pessoas, mas por dentro eram tão pecadores quanto qualquer outro ser humano.

Os hipócritas da fé daqueles tempos conheciam a Palavra de Deus, mas em vez de levarem o povo até o Altíssimo, usavam de seus “cargos” para obter prestígio social.

A hipocrisia acontece até nos tempos atuais

Porém, é importante vigiarmos para não cairmos nessa cilada também. Assim como o sumo sacerdote Caifás, muitas pessoas que frequentam a igreja dos dias de hoje “apontam o dedo” o tempo inteiro para julgar os demais.

Fazem acusações, recriminam o próximo, querem passar longe dos “pecadores”. O discurso de João Batista se aplicaria plenamente para os “Caifás” da modernidade.

Sobre o tema, o Bispo Edir Macedo orientou, durante uma transmissão da Palavra Amiga: “A hipocrisia é uma coisa que acontece pouco a pouco. A pessoa vai cansando de perseverar na fé, de obedecer a Palavra de Deus. Se você está descendo para esse estado de hipocrisia, é bom você reavaliar a sua vida. Porque nada adianta nesse mundo. Tudo isso passa. Todas as riquezas, glórias, sabedoria, sucesso. Isso passa como o vento.”

E, segundo o Bispo, essa condição espiritual enganosa refletirá também naquilo que o cristão tem de mais importante: a Salvação – concedida pelo Senhor Jesus – da sua própria alma.

“O pior de tudo é o destino final da nossa alma. Jesus disse que não adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua própria alma. Você só pode garantir a sua Salvação enquanto está vivo”, acrescenta.

Novela Jesus

Durante o propósito especial do “Jejum de Daniel” acompanhe a novela Jesus, que é exibida pela Record TV Brasil, de segunda a sexta-feira, às 20h45.

Essa superprodução reproduzirá em detalhes a belíssima trajetória do Senhor Jesus na missão de salvar a humanidade da morte eterna.

Fonte: Universal