Por que não olhar a rede social do ex
RAFAELA – Tenho 24 anos e sou casada, mas estamos separados há uma semana. Meu marido está muito magoado por eu ter visitado o perfil de um ex em datas importantes, como o aniversário dele e o meu aniversário. Sei do meu erro e que foi obra do diabo, mas já excluí o meu Facebook. Só que meu marido está irredutível, diz que não me ama e que tudo o que sentia por mim acabou. Estou lutando pela reconciliação, mas está quase impossível. Peço a Deus forças e, a vocês, conselhos.
RENATO – Desculpe, mas agora vou ter que ser advogado do diabo: não foi obra dele, foi obra sua. Foi você que visitou o perfil do seu ex. Então, não culpe o diabo por aquilo que você tem responsabilidade. As pessoas têm que entender que é fácil você jogar a culpa em alguém e não entender a sua parcela de culpa nisso.
CRISTIANE – O que às vezes faz com que o ex ou a ex se torne uma pessoa perigosa para a pessoa atual – seja namorado ou marido – é o fato de ele, o ex-namorado, por exemplo, não ser só o “ex-namoradinho” que se teve na infância ou na juventude. O ex-namorado é um cara que dormiu com ela, ficou com ela. Eles fizeram coisas exclusivas para um relacionamento sério, como no casamento. Você foi lá e checou o perfil daquele cara que já te viu toda, que já teve você nas mãos. Então, o fato não é somente ter visto o perfil de uma pessoa que você gostou e que deu uns beijinhos. Você vê como as pessoas hoje têm muito mais dificuldades do que no passado? As pessoas antes namoravam e, se não davam certo e se casavam com outras, encontravam com o ex em algum lugar depois e não ligavam, porque a pessoa não havia se entregado àquele ex. Pelo contrário, ele foi apenas um namorado que não deu certo. Agora, hoje em dia, é um namorado que não deu certo, mas que já foi praticamente um marido.
RENATO – Você tem que ter uma visão geral da situação. Primeiramente, entenda que faz somente uma semana que está doendo e que seu marido está ferido e machucado emocionalmente. Por isso, quem está ferido é capaz de falar e fazer coisas que não faria em situações normais. Quando ele fala para você que não a ama mais, que tudo o que sentia por você já passou é porque está sentindo uma raiva muito grande que está suplantando o sentimento de amor. E a boa notícia é que isso passa e o amor, se foi verdadeiro, tende a voltar à tona depois da raiva.
CRISTIANE – Temos que aprender a lidar com as consequências dos nossos erros. Então, você, Rafaela, errou, e agora tem essa consequência de ter um marido que perdeu a confiança, que está magoado. Esta é a consequência do seu erro. Você vai parar de errar, construir novamente a confiança que ele perdeu totalmente em você. E nisso ele tem razão. Qualquer pessoa faria o mesmo: perderia a confiança no marido ou na mulher que estivesse espiando o ex. Você agora tem que reconstruir essa confiança e mostrar totalmente transparência. Você fez certo em excluir seu perfil do Facebook, porque você quer mostrar para ele que não quer mais errar nem ter contato com ninguém. Procure mostrar a ele que você não tem mais nada a ver com o ex, que se arrependeu, reconheça que errou e que não foi o diabo, e sim você.
RENATO – Eu suspeito também que o castigo está sendo demasiado pelo fato do seu marido ter saído de casa e falar para você que não te ama mais. O que você fez não foi pequeno, foi uma traição virtual. Mas o castigo que ele está lhe dando está muito sério e isso me faz suspeitar que pode haver outras coisas ou que o relacionamento já não estava bem quando ele descobriu isso. Provavelmente, se estivessem bem, você não estaria checando o perfil do seu ex. O que você tem que fazer além de excluir o seu perfil é mostrar que seu ex foi uma bobeira sua. Mas, além de reconhecer o erro, tem que olhar as outras partes do seu casamento, da sua vida, do seu comportamento que podem ter contribuído para essa situação. Essa questão do Facebook parece que foi apenas a gota d’água, porque o balde já estava cheio. O que mais está nesse balde? Você tem que procurar remover esses problemas e começar a agir.
Fonte: Universal