Por que você deve mudar alguns hábitos

Os casos de câncer estão aumentando. É isso o que revela um relatório divulgado pela World Cancer Research Fund (Fundo Mundial de Pesquisa Sobre o Câncer, em português), divulgado no dia 24 de maio último. De acordo com o estudo, denominado “Dieta, Nutrição, Atividade Física e Câncer: uma Perspectiva Global”, até 2035 o câncer atingirá 24 milhões de pessoas.

Em relação ao último registro divulgado pela World Cancer Research Fund, relativo ao ano de 2012, o número de enfermos pelo câncer crescerá 58% em cerca de duas décadas. Tudo graças aos hábitos humanos, que são cada vez mais insalubres.

Como não entrar nessas estatísticas?

Explicando de maneira simplista, câncer é o nome dado a doenças em que algumas células funcionam mal, crescem desordenadamente e atingem tecidos e órgãos. O aparecimento dessas enfermidades se deve a diversos fatores, internos e externos e, em alguns casos, é impossível realizar a prevenção.

Entretanto, os hábitos de cada pessoa têm grande influência em muitos casos de aparecimento de câncer. Fumantes, por exemplo, têm 20 vezes mais chances de desenvolverem câncer no sistema respiratório.

O relatório “Dieta, Nutrição, Atividade Física e Câncer: uma Perspectiva Global” traz também algumas dicas de como prevenir o aparecimento do problema:

Manter uma dieta balanceada que inclua frutas, grãos, cereais integrais e legumes;

Priorizar o consumo de água e bebidas sem açúcar, evitando as bebidas adoçadas artificialmente;

Não consumir álcool em excesso;

Evitar o consumo de alimentos processados ou de restaurantes fast-foods;

Suprir as necessidades nutricionais com alimentos naturais, consumindo a menor quantidade possível de suplementos alimentares;

Praticar atividades físicas regularmente;

Manter o peso saudável.

Caso você não esteja seguindo esses passos é melhor rever seu dia a dia.

Fonte: Universal