Você é capaz de fazer o que eles fizeram?

Imagine aprender a utilizar o computador sem ter um computador. Ou ter de levar um bebê para escola e cuidar dele durante toda a aula. Ou caminhar durante três horas para chegar ao colégio, depois mais três para voltar.

Pois crianças ao redor do mundo estão fazendo tudo isso, apenas para terem a chance de aprender.

Na cidade rural de Kumasi, em Gana (África), um professor desenha o programa de computador Word na lousa para que os alunos aprendam a utilizá-lo, mesmo sem terem acesso ao computador.

Do outro lado do mundo, em um vilarejo da cidade de Magallanes, nas Filipinas (Ásia), um menino de sete anos de idade passou a levar seu irmão caçula para a aula, pois sua avó, que cuidava da criança, precisou aceitar um emprego.

Já em um vilarejo de Orissa, na Índia (Ásia meridional), três irmãos caminhavam seis horas por dia para terem acesso à escola. Durante dois anos, o pai deles trabalhou para abrir uma estrada e facilitar o caminho dos filhos.

“Meus filhos tinham dificuldade de andar pelo caminho estreito e cheio de pedras”, disse o homem ao jornal local News World Odisha. “Com frequência eu via eles tropeçando nas pedras. Decidi então esculpir uma estrada que passasse pela montanha, para que eles pudessem caminhar com mais facilidade”.

O indiano conseguiu fazer uma estrada de 8 km, sozinho, em dois anos.

Recompensa

Os três casos acima ganharam fama na internet nos primeiros meses de 2018. No caso de Gana, computadores passaram a ser doados. Nas Filipinas, o aluno está recebendo ajuda dos professores para cuidar do bebê enquanto ele se concentra nos estudos. Já na Índia, o Governo decidiu terminar a estrada iniciada pelo pai dos alunos.

Esses alunos demonstraram que não há obstáculo grande o bastante para impedir quem quer estudar. E qual é a sua desculpa?

Embora muitas matérias sejam importantes para a vida, um livro em especial merece a total atenção de todos os homens: a Bíblia. Ali estão contidos todos os ensinamentos de Deus. Ali está descrito tudo o que o ser humano precisa fazer para alcançar uma vida de qualidade aqui na Terra e a eterna, no porvir.

Mesmo assim, muitos dizem não ter tempo para estudar a Bíblia. Não vão à igreja porque está chovendo ou porque o sol está muito forte. Ficam em casa porque estão muito cansados ou porque têm algo mais importante para fazer. Como afirma a comunicadora Nanda Bezerra, “é preciso vigiar e ter muito cuidado. Devemos ter limites e saber quais são as nossas prioridades, pois nada substitui o nosso momento com Deus”.

No blog de Cristiane Cardoso, ela explica que “precisamos ver onde temos desperdiçado o nosso tempo e começar a investir naquilo que realmente é importante. Se você é viciada em Internet, televisão, revistas, Facebook, etc., está aí o que rouba o seu tempo. E se você usasse esse tempo para falar com Deus?”, questiona ela.

Por isso nenhuma desculpa é válida para se esquivar das coisas de Deus. Se aquelas crianças conseguem agir daquele modo para aprender as coisas do mundo, por que você não consegue fazer isso pelas coisas de Deus?

Saiba aqui onde poderá encontrar uma Universal mais perto de si!

Fonte: Universal.org